Saúde realiza campanha de conscientização sobre a febre maculosa


CARRAPATO ESTRELA É O TRANSMISSOR DA FEBRE MACULOSA

Mobilização acontece de 17 a 27 de outubro e tem por objetivo conscientizar a população sobre a prevenção da doença

Com o objetivo de orientar a população sobre a prevenção da febre maculosa, a Secretaria de Saúde realiza a “Campanha Municipal de Conscientização da Febre Maculosa”, que acontece de 17 a 27 de outubro.
A mobilização envolverá atividades educativas que serão desenvolvidas nos PSFs (Postos de Saúde da Família) e UBS (Unidades Básicas de Saúde), e distribuição de panfletos informativos. Além disso, está prevista capacitação de agentes de saúde e também enfermeiros da rede municipal.
Para a diretora de Vigilância em Saúde Ieda Mussarelli, o treinamento visa preparar os profissionais para que aprendam procedimentos necessários durante as visitas. “É necessário que os agentes estejam vestidos com roupas adequadas para realizar as visitas. Também é importante que aprendam como detectar os possíveis casos e analisar os sintomas”, disse Ieda.
A doença
A febre maculosa é uma doença infecciosa aguda, causada por bactérias de gênero Rickettisia e transmitida pela saliva de carrapatos infectados. Não é uma doença transmitida de pessoa para pessoa - os humanos são hospedeiros acidentais dentro da cadeia epidemiológica.
Os principais sintomas envolvem febre, dor de cabeça (cefaléia), dores musculares (mialgia), náuseas e vômitos. Entre o 3º e 4º dia, surgem as manifestações cutâneas (manchas avermelhadas).

Saiba como se prevenir
* Evite caminhar, sentar, deitar em aéreas conhecidamente infestadas por carrapato
* Se estiver em locais que possam ter carrapato, vistorie o corpo cuidadosamente a cada 2h ou 3h. Prestar atenção também ao micuim (forma jovem do carrapato);
* Tome banho quente, utilizando bucha vegetal

Prevenção ambiental
* Faça rotação de pastagem
* Apare o gramado o mais rente possível do solo
* Consulte um médico veterinário para manter os cães, cavalos e outros animais livres de carrapatos 
Horácio Busolin Júnior/Secom


Nenhum comentário:

Postar um comentário