O ASSUNTO DA SEMANA DO GIPA FOI SOBRE A CIGARRA, PRINCIPALMENTE DEVIDO AO FATO DE TODOS OS ANOS, UMA ÁRVORE DE NOSSA ESCOLA, ENCHER-SE DESSES INSETOS. AS CRIANÇAS PRECISAM SER ORIENTADAS A NÃO MEXEREM NAS CIGARRAS E SABER MAIS DA VIDA DESSE INSETO TÃO INTERESSANTE. PRECISAM APRENDER A RESPEITAR A NATUREZA!

                                  ÁRVORE QUE FICA NO PÁTIO DA ESCOLA JOANITA

As cigarras são insetos que pertencem à ordem Homoptera e à família Cicadidae. Esses insetos possuem um longo período de transformação que chamamos de metamorfose. A metamorfose nos insetos é comum, e as cigarras são os únicos insetos que produzem o som alto e estridente que conhecemos. 
As fêmeas adultas de cigarra são fecundadas pelo macho no período de intensa agitação, que é quando os machos cantam mais. Depois de fecundadas, as fêmeas põem seus ovos em ramos e folhas de vegetais, e morrem logo após. Quando os ovos das cigarras eclodem, saem ninfas (insetos jovens) que descem da planta e se enterram no chão, alimentando-se da seiva das raízes. 

Dependendo da espécie de cigarra, a fase em que ela fica enterrada no solo pode durar de quatro a dezessete anos. Depois de passar por esse período ela abandona o solo e sobe nas árvores. Uma vez nas árvores, a cigarra sofre uma transformação, tornando-se adulta e apresentando-se pronta para o acasalamento. 
No Brasil, na época da primavera, as cigarras ficam em intensa agitação, e os machos que possuem aparelho estridulatório em seu abdome emitem sons para atrair as fêmeas. Cada espécie de cigarra tem um canto diferente, sendo que as maiores fazem mais barulho, principalmente nos dias mais quentes. 
O barulho feito pelas cigarras é alto, por isso tanto os machos quanto as fêmeas possuem um par de membranas que funciona como orelhas, para que o som estridente não provoque danos ao inseto.
Os machos de cigarras cantam não só para atrair as fêmeas, mas também para manter seus predadores bem longe, principalmente as aves. Ao cantar, o som alto e estridente das cigarras machuca o ouvido sensível das aves, além de atrapalhar na comunicação do grupo. 
As cigarras têm importância positiva e negativa no ecossistema. A importância positiva é servir de alimento para predadores, e a negativa é a de ser praga para algumas culturas. Quando as ninfas das cigarras estão no subsolo, sugam a seiva das plantas pelas raízes, provocando ferimentos que servem de porta de entrada para fungos e bactérias causadores de doenças.
POEMA LIDO POR GUSTAVO, ALUNO DO 1º ANO
A cigarra
Neuda Mendes

Dorme a cigarra
No alto do poste
Nem sente medo
Do vento forte.

No mês passado
Voou pro norte
Caiu no pote
Deu muita sorte
Quase que morre!

Esta semana
Voltou com garra
Fez algazarra.
Agora dorme
Longe da farra.

Muito danada
Esta cigarra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário