Leitura do relatório final – parecer, com a apresentação do diagnóstico e ações sugeridas pela Comissão Temporária de Assunto Relevante, criada para debater o bem-estar animal, a saúde pública e a elaboração de políticas públicas de zoonoses para o município de Araras. Dia: 14 de outubro de 2013 – Segunda-feira. Horário: às 20 horas. Local: Plenário da Câmara Municipal de Araras, durante a 37ª Sessão Ordinária. Informações pelo telefone: (19) 3543-3300 Sua presença no plenário é muito importante. Participe!


Comissão de Defesa dos Animais fará leitura do relatório final na próxima sessão
A proposta é que este trabalho atue como um marco divisor entre o quadro atual e o futuro que será construído com bases nas ações propostas pela comissão
Os membros da Comissão em Defesa dos Animais se reuniram nesta quarta-feira para acertar detalhes do relatório final, que será lido na sessão camarária da próxima segunda-feira, dia 14/10, trazendo o resultado dos trabalhos que vinham desenvolvendo há de cinco meses. A reunião contou com a presença da vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB), do vereador Eduardo Elias Dias – Du Segurança (PHS) e Mário Corrochel Neto-Bonezinho (PP).
Os integrantes da comissão entendem que existe uma grande expectativa por parte da rede de protetores de animais e também dos órgãos e repartições públicas fiscalizadas sobre a leitura do relatório final, assim como das ações posteriores a esta fase, o que de fato faz sentido. A proposta é que este trabalho atue como um marco divisor entre o quadro atual e o futuro que será construído com bases nas ações propostas pela comissão e que deverão ser exigidas pelo Legislativo, com todo o poder que tem os vereadores como representantes da população em atuar sobre questões críticas, fiscalizando, cobrando e exigindo do Executivo o cumprimento do seu papel.
A leitura será feita pela vereadora Anete, presidente da comissão, de forma resumida, considerando que foram produzidas mais de 36 páginas, contendo informações e apontamentos importantes e suficientemente capazes de alavancar transformações tanto em termos de legislação como de orçamento, como de melhorias estruturais com metas a curto, médio e longo prazos. Entre os objetivos focados pela comissão destacam-se ações voltadas à erradicação do abandono, o controle da população animal, assim como de doenças e diversos problemas da falta de uma política pública municipal sobre a questão.
Para a vereadora Anete, a leitura do relatório final representa apenas a conclusão de um trabalho que procurou fazer um diagnóstico da situação e buscar alternativas exequíveis com atenção especial à causa dos animais, responsabilizando e cobrando do Poder Público ações efetivas para mudança do quadro atual. “Até aqui a comissão cumpriu seu papel fiscalizador e gerador de propostas, mas o trabalho em prol da causa animal está apenas começando. Vamos seguir adiante até que tenhamos alcançado um estágio aceitável sobre a condição dos animais numa cidade, que já foi considerada modelo de desenvolvimento, e que não pode aceitar e nem se conformar com a forma desumana a que os animais são submetidos no nosso município, sem que os órgãos públicos se sintam responsabilizados”, declara a vereadora.
“Foi uma grande honra pra mim participar desta comissão para que pudesse entender mais sobre a questão e lutar junto aos demais vereadores para que as propostas contidas no relatório possam se tornar realidade”, declara o vereador Du.
“Fizemos o trabalho de campo e teórico, além de produzirmos um relatório consistente. Nunca antes da história de Araras tivemos um trabalho como este. Portanto, pedimos a atenção do executivo para com os nossos apontamentos”, assinala o vereador Bonezinho.

Origem

A Comissão Temporária de Assunto Relevante, instituída para debater com a comunidade local a questão do bem estar animal, a saúde pública, bem como a elaboração de políticas públicas de zoonoses para o município de Araras, foi criada por meio da aprovação do Projeto de Resolução nº 3, de 14 de fevereiro de 2013, assinado pela vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB) e pelos vereadores Eduardo Elias Dias – Du Segurança (PHS) e Eder Donizeti Muller (PROS). Por emenda apresentada ao projeto e aprovada por unanimidade, somam à Comissão os senhores vereadores Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP) e Marcelo de Oliveira (PRB).

Créditos: Duda Gonçalves e Thiago Marquezin.

https://www.facebook.com/events/1418797405004867/permalink/1418817485002859/

Nenhum comentário:

Postar um comentário