Câmara aprova requerimento sobre apreensão de grandes animais em Araras



Câmara aprova requerimento sobre apreensão de grandes animais em Araras

A Câmara Municipal de Araras aprovou por unanimidade na noite de ontem, segunda-feira, dia 11, durante a 28ª Sessão Ordinária, o requerimento de autoria da vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB) sobre o número de animais de grande porte apreendidos no município desde abril devido à inauguração de baias para esses animais na sede do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
Além da construção das baias, o CCZ recebeu uma camionete Chevrolet S10 e uma carreta para fazer a captura dos grandes animais soltos nas vias públicas, entretanto, o jornal Tribuna do Povo publicou no último sábado, 9 de agosto, em sua coluna Imagem, uma foto acompanhada da seguinte nota: “Cuidado! – Cavalo solto circula pelas ruas do Jardim da Colina, colocando motoristas em perigo de acidentes.”, deixando claro que o problema não foi cessado.
“Apesar dos recentes investimentos da Prefeitura Municipal de Araras em reformas e equipamentos para lidar com esse problema ainda acontecem casos de animais soltos em vias públicas. O intuito do requerimento é levantar o número de animais apreendidos e qual a triagem que é feita no CCZ após a chegada dos animais nas baias.”, destaca Anete.
A vereadora, durante seu pronunciamento, destacou, pela segunda vez, a ausência de regulamentação específica para a apreensão de animais de grande porte em Araras.
“Desde abril tenho alertado a Administração Municipal sobre a necessidade de atualização do Código de Posturas do Município, que está em desarmonia com a legislação estadual, além da ausência de regramento local sobre multa pós-apreensão, taxas de manutenção do animal no CCZ e possível destinação em caso de abandono, o que ainda não ocorreu. O tema também está presente no Relatório Final da Comissão Temporária de Assunto Relevante de Proteção Animal do ano de 2013 e justifica nossa atuação”, finaliza a tucana.

Crédito texto: Thiago Marquezin – Assessor da vereadora
Crédito foto: Ilustração
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário