PULGAS E CARRAPATOS SAIBA A IMPORTÂNCIA DE COMBATÊ-LOS E COMO FAZER SEM GASTAR MUITO.

PORQUE COMBATER AS PULGAS ?
As pulgas continuam sendo um sério problema para cães e gatos. A pulga do gato é o parasita externo número 1 dos nossos cães e gatos, e a Dermatite Alérgica por Picada de Pulgas (DAPP) é a doença dermatológica mais comum dos animais de companhia.

As pulgas podem simplesmente causar uma pequena irritação ao seu animal, mas se seu cão ou gato é muito picado (especialmente se for um filhote), isso pode transformar-se em um caso grave de anemia. Uma das condições de pele mais comumente observada por médicos veterinários é a alergia à saliva da pulga, também chamada de DAPP. Esta alergia pode causar uma grande irritação, além de seu desconforto. Geralmente, cães e gatos acometidos por este tipo de inflamação se lambem repetidamente, deixando a pelagem freqüentemente escassa. Em casos raros, o animal pode desenvolver problemas estomacais em decorrência da ingestão de tamanha quantidade de pêlos.
Adicionalmente, as pulgas podem transmitir infecções de vermes chatos e outros agentes patogênicos, que podem causar doenças graves em animais e no homem.
Essas são as razões pelas quais um proprietário responsável deve efetivamente encarar as pulgas, e o seu controle, como algo importante, buscando sempre o uso de produtos eficientes. Isto é fundamental para a prevenção de infestações e o manejo da DAPP, embora métodos de controle ambiental também sejam, por vezes, necessários.

(Fonte:http://www.promeris.com.br/inimigos-e-ameacas/pulgas/impacto-das-pulgas-e-doencas-transmitidas.php)
E OS CARRAPATOS?

  
  Quando se trata de controle de carrapatos, a diminuição da infestação ambiental é primordial. Deste modo, a utilização de produtos específicos no ambiente (acaricidas), ou ainda, a realização da poda da vegetação e retirada de lixo ambiental é fundamental para eliminar os focos do parasita nos quintais e áreas livres por onde os animais circulam.
DOENÇAS
A perda de sangue é uma questão importante quando se trata das infestações por carrapatos. As fêmeas de algumas espécies consomem mais de 8mL cada uma. Em alguns casos, as infestações por carrapatos atingem tal magnitude que os animais morrem por causa da perda de sangue ou por tornarem-se susceptíveis a outras doenças devido ao estado debilitado.

Os carrapatos podem transmitir várias doenças aos animais e aos seres humanos, podendo causar doenças graves e muitas vezes fatais. Dentre as mais comuns podemos citar a babesiose canina, a erliquiose canina, a doença de Lyme e a febre maculosa.
FEBRE MACULOSA
A febre maculosa é uma doença febril aguda, de gravidade variável, causada por uma bactéria (Rickettsia ricketsii) transmitida por carrapatos. O vetor desta doença é um carrapato, mais especificamente Amblyoma cajennense, também conhecido como “carrapato estrela” ou carrapato de cavalo. Além dele, outros carrapatos também podem transmitir a doença. 
A transmissão da doença ocorre por meio da picada do carrapato infectado. A transmissão da doença pode se dar a partir de 4 a 6 horas a partir da fixaçãodo carrapato na pele.
Nos seres humanos o surgimento dos sintomas da doença ocorre de forma súbita, acompanhado de febre alta, dores de cabeça e dores musculares. Geralmente no quarto dia surgem manchas róseas nas extremidades, em torno dos punhos e tornozelos, tronco, face, pescoço, palmas das mãos e solas dos pés.
Um dos problemas mais graves no diagnóstico da febre maculosa está na semelhança dos seus sintomas iniciais (febre, dor de cabeça, etc.) com os de outras doenças mais comuns como a gripe. Isto faz com que as pessoas muitas vezes não procurem o tratamento adequado no início do processo, e a doença evolua para um quadro mais grave. Cerca de 80% dos indivíduos com forma grave, se não diagnosticados e tratados a tempo, evoluem para óbito.
BABESIOSE CANINA
A babesiose canina é uma grave doença causada por um protozoário (Babesia canis) capaz de causar infecção dos glóbulos vermelhos dos cães e anemia grave.
Esta doença pode ser transmitida aos cães por várias espécies de carrapatos, e dentre eles, o Rhipicephalus sanguineus (carrapato vermelho do cão) é o principalresponsável pela transmissão do agente.
O mais comum é que, no homem, as infecções ocorram devido à infecção por Babesia microti, que é transmitida pelo carrapato I. scapularis. Foram registrados inúmeros casos, inclusive co-infecção com Borrelia burgdorferi (doença de Lyme) em pessoas. 
Os animais doentes podem apresentar prostração, tristeza e emagrecimento progressivo. O diagnóstico da doença é feito pelo Médico Veterinário, que pode tratar os animais com medicamentos específicos. 
Não existem vacinas disponíveis contra a babesiose canina, e a melhor forma de prevenção da doença é o controle da infestação por carrapatos.
ERLIQUIOSE CANINA
A erliquiose canina é uma doença transmitida por carrapatos aos cães,mas existem relatos de gatos e seres humanos infectados por diferentes espécies de Ehrlichia sp (uma bacteria que vive obrigatoriamente dentro das células causando um tipo de infecção crônica). 
Dentre os principais sintomas dos animais doentes estão prostração, falta de apetite, sangramentos (nasal, na pele etc) e o desenvolvimento de anemia grave.
(Alguns animais apresentam a doença numa forma subclínica, isto é, sem sinais e sintomas aparentes. Os proprietários mais atenciosos podem perceber palidez de mucosas, perda de apetite e/ou inchaço nos membros. Quando avaliado pelo veterinário, geralmente é detectada anemia, sinal de algum sangramento que não foi notado.

Em alguns cães a infecção pode ser persistente e, quando o sistema imunológico do animal não for capaz de combater e eliminar a bactéria, este apresentará a fase crônica da doença. Nestes, a doença adquire características de doença auto-imune, comprometendo todo o sistema imunológico, reduzindo as defesas para outras infecções. Além da anemia, fraqueza, o animal pode ser acometido por infecções secundárias, oportunistas, causando pneumonia, diarréia, lesões na pele, etc…Ao exame de sangue, percebe-se uma queda de plaquetas, que são responsáveis pela coagulação sanguínea, o que causará sangramentos crônicos (sangramento nasal, no aparelho digestivo, etc). Dessa forma, o animal ficará fraco, apático, sentindo-se sempre cansado, devido à anemia.)
O médico veterinário pode fazer o diagnóstico da doença por meio de exames laboratoriais. O tratamento pode ser feito com o uso de medicamentos específicos.
Do mesmo modo que a babesiose canina, atualmente não existem vacinas disponíveis no mercado para prevenção desta doença que, devido a sua gravidade, deve ser prevenida por meio de um controle restrito da infestação por carrapatos.
DOENÇA DE LYME
A doença de Lyme é uma infecção transmitida por carrapatos aos cães e seres humanos (principalmente por ninfas do carrapato Ixodes scapularis nos EUA e Ixodes ricinus na Europa), causada por uma bactéria espiroqueta chamada Borrelia burgdorferi. A infecção pode causar o acometimento de diversos órgãos, inclusive a pele, o sistema nervoso, o coração e as articulações. Nos seres humanos pode haver ainda o surgimento de lesões eritematosas na pele (avermelhadas) que evoluem de forma centrífuga do local da picada do carrapato (chamado de eritema migratório), no entanto, esse achado nem sempre é freqüente. Em cães, os sintomas mais comuns são dor articular aguda, letargia e febre. 

A doença de Lyme é considerada hoje a doença transmitida por vetores mais prevalente nos EUA, com quase 90.000 casos registrados nos Centros de Controle de Doenças em 49 estados entre 1992 e 1998. Neste país existem vacinas contra a doença de Lyme, no entanto, no Brasil, a única forma de prevenção ainda é o controle dos carrapatos.
No Brasil a doença de Lyme já foi diagnosticada em cães na cidade de São Paulo, nos municípios da Baixada Fluminense (Estado do Rio de Janeiro) e em áreas rurais do Estado do Rio de Janeiro. A doença já foi também diagnosticada em seres humanos. 
(Fonte:http://adestre.multiply.com/journal/item/18/18)
POR ESSAS E OUTRAS É SEMPRE MELHOR PREVENIR!!
Lembro que o item numero um da prevenção é manter o ambiente bem limpo e seu animal saudável


ALÉM DO USO DE REMÉDIOS TRADICIONAIS COMO O FRONTLINE
EXISTE A OPÇÃO DE USAR ALGUMAS RECEITAS  CASEIRAS ,QUE DE MANEIRA SIMPLES E MAIS ECONÔMICA AJUDAM NO CONTROLE DE PULGAS E CARRAPATOS
*ANTES DE FAZER USO SEMPRE CONSULTE UM VETERINARIO,POIS ALGUNS ANIMAIS PODEM SER ALERGICOS OU MAIS SENSÍVEIS A ALGUMAS SUBSTANCIAS.

Pulgas e Carrapatos
PARA CÃES -Esta receita foi retirada por precaução diante de alertas da ANVISA  sobre os riscos do uso da cânfora, veja AQUI
*Veja sugestões para cães logo depois dos gatos.

PARA GATOS

PARA GATOS E FILHOTES, PODENDO SER USADO NOS ADULTOS
(Dica da SekhmetDesign ProdutosFelinos)

Receita contra carrapatos

Solução de erva cidreira
A erva-cidreira também é chamada de capim limão ou capim cidreira.
A sua eficácia é comprovada. Não sei, ao certo, qual a função da erva-cidreira, porém o álcool é utilizado para extrair a substância ativa da erva-cidreira e servir como veículo da solução. Já o sal tem a função de secar o carrapato, matando-o.

COMPONENTES DA FORMULA
1 litro de álcool de cereais
Erva-cidreira picada numa quantidade que ocupe 1/2 litro daquele álcool.
5 colheres de sal de cozinha
10 litros de água
MODO DE PREPARAR
Coloque a erva cidreira picada de modo a que ocupe 1/2 litro deste álcool, de forma a sobrar os outros 1/2 litro. Pode deixar tudo num frasco fechado por 24 horas. Essa sobra do álcool é para que a erva cidreira não absorva todo ele. No dia seguinte é só misturar em 10 litros de água e 5 colheres de sal de cozinha e pulverizar o ambiente. Em animais – usar 2 vezes por semana em pouca quantidade.
OBS:
Pode ser usada na forma de pulverização, banho etc.
Não tem contra indicação
Mata os carrapatos,secando-os em algumas horas.

Receita contra Pulgas
(Dica Drª Patricia Arruda/Clinica Stª Esmeralda)

1 litro de álcool de cereais
Cravo
Óleo de coco
Para 1 litro do álcool,coloque cravos até que fique na altura de 2 dedos no fundo,depois acrescente uma colher de café rasa do óleo de coco para servir de fixador

E LEMBRE-SE :
APLIQUE NO ANIMAL E NO AMBIENTE. TENHA CUIDADO – NÃO APLIQUE NOS OLHOS DO ANIMAL.)
*ANTES DE USAR FALE COM O VETERINÁRIO DE SEU ANIMAL
(AO PASSAR NO AMBIENTE É ACONSELHADO RETIRAR O ANIMAL DO LOCAL ATÉ QUE ESTE FIQUE SECO)

* Resolvi acrescentar para vocês uma parte do resumo das dicas dadas pela Ana Corina do Mãe de Cachorro
(Para ver todas click AQUI )
Controle em cães e gatos
Pulgas e carrapatos preferem atacar cães e gatos com imunidade baixa, manter seu peludo com boa imunidade ajuda a deixar os invasores longe!
  • Ter boa imunidade passa por estar no peso ideal (nem gordinho, nem obeso!).
  • Alho cru picadinho oferecido para cães (NUNCA para gatos) aumenta a imunidade e age como repelente dos vampirinhos. Dosagem: 1/5 de um dente médio de alho para cada 10kg de peso do cachorro.
  • Uma colher de café ou de chá de levedura de cerveja em pó, dependendo do porte do animal, também reforça a imunidade.
  • Uma colher de sobremesa de vinagre de maçã na vasilha de água onde seu cão/gato bebe ajuda a manter pulgas e carrapatos afastados.

Controle do ambiente
  • Faça um controle rigorso do ambiente, sempre retirando cães e gatos do local para dedetizá-lo e aspirá-lo, mesmo que os produtos utilizados sejam naturais.
  • Misture óleo de neem na proporção de 100ml de óleo para 5 litros de água, pulverize casinhas, quintais, paredes, carpetes, tapetes, pisos e todo o ambiente onde há infestação!
  • Atenção redobrada para pisos de madeira, carpetes e tapetes, todos ótimos condomínios das marditas!
  • Prefira casinhas de plástico para cães que moram no quintal, pois não servem de “berçário” para as pulgas.
  • Dê banho de sol nas casinhas, camas, roupas e roupas de cama dos peludos, de preferência todos os dias.
MAIS DICAS AQUI,ACESSE O “TEM CACHORRO NA COZINHA”: http://temcachorronacozinha.blogspot.com/2010/09/dicas-naturais-contra-pulgas-e.html

FONTE - https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=1188051670197222334#editor/target=post;postID=6125751485133184818

http://dicaspeludaswordpress.wordpress.com/2011/08/04/pulgas-e-carrapatos-saiba-a-importancia-de-combate-los-e-como-fazer-sem-gastar-muito/

Nenhum comentário:

Postar um comentário