AIDS FELINA ( FAIDS )

AIDS Felina? Isto existe?


É com surpresa que muitos clientes ouvem a possibilidade deste diagnóstico em seu gato. E a maioria das pessoas desconhece esta doença que cada vez mais avança entre os nossos felinos.
A primeira pergunta que vem a cabeça é: Isto passa para meus filhos? Ou para mim? Meu Deus... NÃO! A Síndrome de Imunodeficiência Felina (FAIDS) NÃO é transmissível ao ser humano. Apesar dos sintomas serem muito semelhantes em sua evolução e o vírus ser da mesma subfamília do HIV, o vírus da Imunodeficiência Felina (FIV) difere antigenicamente e na especificidade da espécie (atinge somente felinos).
A transmissão é realizada através de animais doentes ou portadores pela saliva e mordeduras principalmente, mas também ocorrem pela via sexual, pelo leite e por transfusões sanguíneas.
Os sintomas variam desde febre, diarréia, anemia inicialmente, passanado muitas vezes por um longo período de portador (sem sintomas), e posteriormente doenças de natureza crônica como doenças respiratórias, dermatológicas ou entéricas. As doenças da boca (gengivites, estomatites e periodontites) são os achados mais comuns nos gatos doentes. Perda de peso, otites, abscessos, feridas de difícil cicatrização e alterações no sangue também podem ser encontradas. Nos estados terminais o rim pode para de funcionar (insuficiência renal crônica), sendo de difícil recuperação nesta fase.
Para o diagnóstico correto é preciso realizar exames sorológicos (de sangue) específicos para demonstrar os anticorpos contra o vírus.
Como na AIDS ainda não há cura para a FAIDS, sendo que o tratamento é semelhante, porém pelo alto custo dos medicamentos (como o AZT e outros) muitas vezes é difícil de manter um gato vivo por muito tempo.
Com tudo isto o que vale a pena é prevenir o contágio. Somente agora no início de 2002 é que foi lançada nos Estados Unidos uma vacina preventiva, mas também não sabemos da sua total eficácia. Portanto, evitando que nossos gatos perambulem pelas ruas e tomando cuidado com novos gatos a serem introduzidos na criação. É bom lembrar que a castração cirúrgica é um bom método para que nossos bichanos fiquem mais caseiros, evitando de brigar com animais de fora.
Dr. João José Soares Júnior

Médico Veterinário
http://cantodosgatos.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário