FESTAS DE FIM DE ANO / ANIMAIS




CUIDADOS ESPECIAIS COM O SEU AMIGUINHO NAS FESTAS DE FINAL DE ANO

As comemorações de final de ano podem trazer, além das alegrias esperadas, situações de risco para os cães e gatos. Nessa época, as costumeiras queimas de fogos provocam pânico nos animais, que frequentemente são deixados sozinhos pelos donos que viajam. Assustados com o barulho, eles podem saltar cercas ou muros que normalmente não seriam transpostos. Como consequência, eles vagam pelas ruas amedrontados e, fatalmente, se perdem. O destino mais provável desses animais é a morte por atropelamento ou a captura pelo CCZ.

Medidas para prevenir as fugas e o sofrimento dos animais:

- Não deixe seu animal sozinho nessas festas. Em caso de viagem, procure alguém de confiança para cuidar dele. Deixe seu telefone de contato, da sua família ou do veterinário.

- Coloque uma coleira com plaqueta no cão ou gato com o número do telefone da sua casa e celular. A coleira do gato deve ser elástica para impedir que ele fique preso em um galho ou outro objeto.

- Os animais precisam de no mínimo duas refeições diárias e água fresca à vontade. As fezes devem ser recolhidas pelo menos uma vez ao dia.

- Jamais deixe seu animal preso a correntes. Principalmente durante os fogos de artifício, pois o terror com os barulhos pode fazer com que ele tente se desprender e se sufoque. Lembre-se de que ele necessita de liberdade e de exercícios diariamente.

- Vale lembrar que devemos tomar cuidado com a alimentação do seu animal, com os papéis de presentes, bolas de Natal, elásticos e fitas e as luzes pisca - pisca (choques).

Nenhum comentário:

Postar um comentário