www.educacao.sp.gov.br
QUE LEGAL!!!
VEJA A MATÉRIA PUBLICADA ABAIXO:
Projeto conscientiza alunos sobre proteção aos animais
Projeto que conscientiza alunos sobre proteção aos animais
completa cinco anos
completa cinco anos
Estudantes de Araras se engajaram no projeto,
que já se espalhou para a comunidade
que já se espalhou para a comunidade
Levar para a sala de aula um trabalho de conscientização sobre a relação das crianças com os animais foi o ponto de partida para o surgimento Grupo Infantil de Proteção aos Animais (Gipa), na Escola Estadual Professora Joanita Kammer Martins Pereira. O movimento foi liderado pela professora Flávia Mareti Daróz que dedicou parte do seu tempo livre no voluntariado no Canil Municipal de Araras. “Fiquei impressionada com a quantidade de animais que havia no canil. Alguns eram recolhidos das ruas, outros tirados do dono por maus tratos”, lembra a docente. Foi então que Flavia decidiu promover debates sobre respeito, cuidado e posse responsável de bichos de estimação com seus alunos.
“Durante as conversar, as crianças sugeriram que formássemos um grupo para defender os animais”, conta. O Gipa nasceu em 2006 e, hoje, suas atividades já fazem parte da rotina da comunidade. “Temos um blog que está em destaque no site da prefeitura da cidade”, comemora a professora. O endereço do site é http://amorsemprecoararas.blogspot.com .
Flávia conta que, durante o ano letivo, às sextas-feiras, um grupo fixo de alunos-voluntários faz uma explanação no pátio da escola, utilizando microfone e caixa de som. “No início da semana, as crianças já começam a me cobrar o assunto que será tratado”, diz Flávia. Os estudantes confeccionam cartazes e folhetos para divulgar no bairro. Além disso, criaram eventos como uma “feirinha” para adoção de cães em festas da escola, como a Mostra Cultural e Festa Junina. “Os alunos saem todos os anos no desfile de 7 de Setembro com as camisetas, banners e faixas que visam em defesa dos animais.”
A professora afirma que o Gipa mudou a maneira como a maioria das pessoas da comunidade enxergam os animais necessitados e suas atitudes em relação a eles. “Pessoas da comunidade já foram à escola procurar o Gipa para resolver problemas envolvendo animais”, explica.
O projeto é multidisciplinar, e trabalha assuntos como meio ambiente, poluição, saúde e cuidados com a natureza.
Agradeço o apoio e colaboração da diretoria e de todos funcionários da Escola Joanita
Nenhum comentário:
Postar um comentário