Centro de Controle de Zoonoses será ampliado para acolher mais animais Governo Municipal vai construir mais seis baias no CCZ, garantindo espaço para mais 90 cachorros e gatos


Preocupado com os animais abandonados no município, o Governo de Araras vai ampliar o Centro de Controle de Zoonoses, que funciona ao lado do Aterro Municipal, na Estrada Luiz Segundo D´Alessandri, na zona leste.
Serão construídas no prédio mais seis baias coletivas para abrigar 90 animais, dobrando praticamente a capacidade de acolhimento no local.
Hoje em dia, o CCZ conta com 39 baias – a maioria individual – e atende a cerca de 100 animais. “Isso demonstra a seriedade e a responsabilidade dessa administração com os animais do nosso município”, enfatizou a secretária municipal da Saúde, Vandersi Pavan Bressan.
O secretário municipal de Governo Felipe Dezotti Beloto enfatizou que foram estudadas outras possibilidades, até mesmo o aluguel de um espaço para colocar os animais, mas o custo operacional ficaria inviável para o município. Por isso, foi decidido ampliar o CCZ com os mesmo padrões de baias já existentes.
A obra será realizada com recursos próprios do município e deve começar nos próximos dias. O material para realização da obra já está sendo adquirido pela administração.
Além de novas baias para a acomodação adequada de cães e gatos à espera de adoção, o CCZ reinaugurado pela administração em 2010 conta ainda com vestiário, salas administrativas e centro cirúrgico completo, que realiza a esterilização de animais abandonados nas ruas.
De acordo com Anderson Matthiesen, médico veterinário responsável pelo local, a Prefeitura realiza atualmente cerca de 250 cirurgias de castração gratuitas por mês, juntamente com as clínicas conveniadas, e é referência no setor para vários municípios da região.
“Isso sem contar as mais de 200 consultas veterinárias gratuitas e 100 visitas referentes a animais de rua e sinantrópicos (carrapatos, caramujos, aranhas, escorpiões, morcegos, cobras, etc.), que são realizadas por mês”, disse.
Atualmente, o CCZ também retira das ruas, mediante denúncias, cerca de 50 animais por mês. A equipe trata dos doentes, realiza as castrações e coloca os sadios para adoção no próprio local e em feirinhas realizadas na Praça Barão de Araras, em frente à Casa da Cultura).
Outra ação importante que vem sendo realizado pelo CCZ é o mutirão da castração realizado nos bairros, a cada dois mês, dando a oportunidade aos munícipes cadastrarem seus animais para castração.
O trabalho é realizado em conjunto com a Sapa (Sociedade Ambientalista Protetora dos Animais), que possui voluntários que frequentam o CCZ e fiscalizam todas as ações.
Secom/PMA

Um comentário:

  1. E preciso a uniao para acabar com o abandono resistrar os animais a prefeitura sair de casa em casa e verificar quantos animais tem nacasa apartamentos e oferecer obrigatoriadade a castracao e chipar os animais para o real controle de zoonoze pois os donos acaba sendo omissos e a cadela gatinha pega cria e os filhotes acaba sendo jogados na rua sem ser castrados gerando novas vidas onde estarao no estado de abandono ,no meu caso minha cadela teve 8 filhotes consegui doar 3 o resto vou castrar ,peguei uma gata e ela teve 4 gestacoes gerando 18 filhotes 4 filhotes mandei castrar e ja estava gravidas de mais 5 outra 6 imagine como seria minha casa se eu nao castrase elas hoje tenho todos castrados mas precisei ficar com 15 animais gastando 500 reais de racao pois nao consegui doar os demais caes e gatos ,estao castrados mas tenho que gastar 500 pilas fora a reclamacao de vizinhos e noites mal dormidas entao prefeitura exija a castracao e controle de populacao de animais nas residencia eu sou o exemplo de uma pessoa que nao castrou os animais na epoca e de 2 hoje estou com 15 parou pois eu tive ajuda da prefeitura para castrar ,obrigado prefeitura de sao paulo.

    ResponderExcluir