Mutirão de triagem para castração tem início no Jardim Morumbi

Henrique Perinotto / Secom
Mobilização acontece nesse sábado (30), das 9h às 16h, na Emei “Luiz Henrique Borelli”





Cirurgias acontecem em clínicas que mantêm convênio com a Prefeitura e também no CCZ. Um novo trabalho vai reforçar as ações para o controle populacional de cães e gatos na cidade. O Centro de Controle de Zoonoses e a Sapa (Sociedade Ambientalista Protetora dos Animais) vão realizar mutirões mensais itinerantes de triagem para castração de animais domésticos. A medida visa ampliar o acesso aos procedimentos, que são oferecidos gratuitamente pela Prefeitura.


O primeiro acontece nesse sábado (30), das 9h às 16h, na área externa da Emei “Luiz Henrique Borelli”, no Jardim Morumbi. As pessoas interessados em esterilizar seus animais de estimação devem comparecer ao local com xérox do comprovante de endereço, CPF e RG.
“Os animais serão submetidos a uma consulta rápida com um veterinário da Prefeitura, que vai avaliar se eles têm condições clínicas para serem operados”, explicou Anderson Dellai Matthiesen, veterinário responsável pelo CCZ.
Depois, os voluntários da Sapa vão cadastrar os cães e gatos aptos à cirurgia. “Levamos o projeto dessa parceria ao prefeito Dr. Brambilla e ele aprovou a iniciativa. Além da triagem, vamos também conscientizar a população sobre a posse responsável e a importância do controle populacional desses animais”, analisou João Cunha, presidente da Sapa.
As esterilizações são gratuitas e realizadas em clínicas particulares que mantêm convênio com a Prefeitura. A cota mensal passou recentemente de 100 para 200 cirurgias e o tempo médio de espera pelo procedimento é de 15 dias.
Paralelamente a esse trabalho itinerante, o CCZ também continua realizando castrações gratuitas de cães e gatos no centro cirúrgico existente na unidade.
Para isso, é necessário que o proprietário do animal compareça ao Centro de Controle de Zoonoses, que fica na Estrada Rural Luiz Segundo D´Alessandri, ao lado do Aterro Municipal Araras, levando os seguintes documentos: cópia do cartão do SUS ou Bolsa Família, comprovante de residência, CPF e RG.
No local, será feita avaliação do animal antes da cirurgia. O CCZ atende de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Censo Animal
As ações públicas que envolvem o setor de zoonoses incluem também o Censo Animal, que começou no dia 11 de julho e deve ser concluído em três meses.
Essa semana, as equipes de combate a endemias da Secretaria Municipal de Saúde realizam o levantamento no Jardim Belvedere e no Jardim Nova Araras. Identificados com crachás e uniformes, os agentes estão visitando residências e estabelecimentos comerciais da cidade para verificar se há cães, gatos ou cavalos no local. O levantamento será realizado em cerca de 40 mil imóveis.
O proprietário também responderá a um questionário que envolve informações sobre vacinação e castração do animal. Com base nos números obtidos, profissionais do Centro de Controle de Zoonoses vão direcionar ações específicas para cada espécie.
Mais informações sobre o trabalho podem ser obtidas pelos telefones 3542-2148 e 3544-4413.
Secom / PMA

Retirado do site  http://www.araras.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário