DEPRESSÃO EM ANIMAIS


Depressão em animais


Não é brincadeira. Cães, gatos e vários outros bichos de estimação também podem ficar tristes e deprimidos. Assim como em nós humanos, as causas podem ser complexas e precisam ser observadas com cuidado.
São os cachorros os mais acometidos por este mal. Dentre todos os bichinhos de estimação, sem dúvida eles são os mais dependentes de seus donos.
Causas, sintomas e tratamentos
Vários fatores podem causar a depressão. Mudanças na rotina do animal, confinamento em ambientes pequenos, falta de passeios e atividades físicas, morte ou viagem longa do seu dono são alguns exemplos.
Com a rotina corrida do mundo de hoje, é freqüente encontrarmos bichinhos que sofrem de solidão, pois passam os dias sozinhos e fechados nos apartamentos.
Os sintomas e os sinais da doença também podem variar bastante. É muito comum os donos acharem que seu animalzinho está apenas querendo chamar atenção e as broncas podem acabar piorando o quadro.
O animal deprimido apresenta mudanças no seu comportamento habitual, torna-se ansioso ou quieto demais, pode perder o apetite e se desinteressar por qualquer atividade, até mesmo por um carinho.
Comportamentos estranhos e repetitivos também podem se desenvolver. Lamber o chão, roer um móvel obsessivamente e auto-mutilação são alguns deles.   
As terapias alternativas, como homeopatia e florais de Bach, vem se mostrando muito eficientes e são frequentemente usadas pelos veterinários. Em casos mais graves também podem ser usadas medicações humanas, como a Fluoxetina (o famoso Prozac).
Na maioria das vezes a depressão pode ser tratada simplesmente mudando alguns hábitos do animal e de seu dono. Usar o bom senso e buscar a causa real do problema é a chave para isso.
Extraído do MEIAFINA

Nenhum comentário:

Postar um comentário