SE VOCÊ NÃO É VETERINÁRIO, NÃO MEDIQUE SEU ANIMAL!!! ALGUNS REMÉDIOS DADOS PELOS PRÓPRIOS DONOS, PODEM MATAR O ANIMAL - Principais Agentes Tóxicos em Clínica de Cães e Gatos



 A INTENÇÃO DESTE ARTIGO É ALERTAR E NÃO SE TRANFORMAR EM UM COMPÊNDIO

Principais Agentes Tóxicos em Clínica de Cães e Gatos
  • Pesticidas
  • Plantas Tóxicas
  • Animais Peçonhentos e Venenosos
  • Medicamentos
  • Produtos de Limpeza e Químicos Industriais
  • Alimentos
  • Drogas de Abuso

MEDICAMENTOS
  
Todos nós que temos animais de estimação sabemos como é difícil vê-los passando mal ou sentindo alguma dor. Quando isso acontece, muitas pessoas bem-intencionadas em acabar com o sofrimento do animal, administram medicações sem prescrição do médico veterinário.
No entanto, assim como em humanos, a medicação sem o aconselhamento de um profissional adequado pode se tornar um grande risco. Portanto, antes de dar qualquer medicação a seu animal de estimação, consulte o médico veterinário, pois ele conhece o melhor tratamento e as interações medicamentosas perigosas para seu animal.
Portanto, quando seu animal de estimação estiver passando mal, não o medique. Leve-o imediatamente ao médico veterinário. Afinal, não vale a pena economizar o valor de uma consulta e correr o risco de tê-lo internado por intoxicação (o que vai custar muito mais caro) ou até mesmo perdê-lo.


Analgésicos e Antiinflamatórios


Paracetamol (Tylenol®, Parador®, Acetofen®)
Por seu grande uso na rotina do ser humano, o Paracetamol está entre um dos mais comuns medicamentos causadores de intoxicação, principalmente em gatos. Isto porque ocorre a formação de um produto tóxico após a administração do paracetamol, causando sérios danos, como:

CÃES: Depressão, vômito, dores abdominais, inchaço (rosto, patas, membros dianteiros) e sinais associados a falência do coração e falência do fígado, podendo levar a morte.

GATOS: Machos eliminam o medicamento mais devagar, por isso são mais sensíveis a intoxicação. Os sinais mais comuns são anemia, sangue na urina, vômito, dificuldade para respirar, depressão, queda da temperatura, fraqueza generalizada, coma, cianose e morte.

* No caso dos felinos a ingestão de 50 ou 60mg/kg pode ser fatal para um gato de 4 ou 5 kg.


Diclofenaco (Cataflan®, Voltaren®)
Certamente um dos primeiros da lista de envenenamentos em cães e gatos. Este antiinflamatório é muito utilizado para diminuir quadros de dor e desconforto em seres humanos. E que em grande parte das vezes, é o causador de morte dos animais domésticos.

O diclofenaco, composto destes ambos os medicamentos, causa efeitos colaterais severos, principalmente em cães. Alguns dos principais quadros da intoxicação são:
· Diminuição ou ausência de apetite
· Vômito com sangue
· Fezes enegrecidas (presença de sangue)
· Presença de sangue no ânus
· Sensibilidade na região de abdômen
· Desidratação
· Palidez de mucosa
· Gastrite
· Úlceras gástricas
· Hemorragia gástrica
· Congestão do fígado
· Necrose de rins e pelve
· Inflamação do intestino com hemorragia
· Edema e congestão do pulmão
*Toxicidade crônica a partir de doses de 0,5 ou 2,0 mg/kg.


Ácido Acetilsalicílico (Aspirina®, AAS®, Doril®, Melhoral®)
Quem nunca ouviu um conhecido comentar “Dê aspirina para seu cão que ele melhora”? Bem, este medicamento mundialmente conhecido é fatal para cães e gatos. Os efeitos desse medicamento humano neles podem ser bem variáveis quando referimos aos companheiros de quatro patas, desde hiperglicemia, como outros que vemos a seguir:

CÃES: náuseas, apatia, vômito(com ou sem sangue), convulsões, aumento da respiração, fezes enegrecidas(presença de sangue), febre, úlceras de estômago,depressão, coma e morte.

GATOS: ausência de apetite, vômito, salivação, emagrecimento, desidratação, aumento exagerado da respiração, febre, depressão, inflamação do fígado, anemia, depressão, incoordenação, convulsão, morte.


* Nos seres humanos, 1 comprimido de aspirina leva de 3 a 4 horas para ser eliminado do organismo, já nos gatos o tempo médio é cerca de 70 horas.

  
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

XAVIER, F.G. et al. Toxicologia dos medicamentos. In:SPINOSA, H.S. et al. Toxicologia aplicada à medicina veterinária. São Paulo: Manole, 2008. Cap.6, p.117-189.

TILLEY, L.P., SMITH J.R, F.W.K., Consulta Veterinária em cinco minutos: Espécies caninas e felinas. 2.ed. São Paulo: Editora Manole, 2003. 1423p.

Guia de Medicamentos para Cães, 3ª edição, Editora Escala.


Nenhum comentário:

Postar um comentário