Cães adultos e de porte grande também são "adotáveis"

Alguns cães de grande porte chegam ao Canil com comportamento agressivo, devido ao fato de terem sido maltratados por seus donos... Mas quando recebem um pouco de carinho, já viram amigos.
Obviamente, adotar um pitbull, por exemplo, exige um cuidado maior, como ter espaço grande para não deixá-lo acorrentado, atenção com crianças, ele come mais, tem que se exercitar para gastar energia e não ficar agressivo. Não é difícil conquistar um animal, é só tratá-lo com respeito, oferecer-lhe condições dignas de vida.






GIPA - 25/02

Hoje foi a primeira apresentação do GIPA deste ano, na Escola Joanita, na qual sou professora. O GIPA existe há 5 anos.
Toda semana o grupo apresenta um assunto, hoje o tema foi guarda responsável. As crianças gostam de participar e já no começo da semana começam a me cobrar a apresentação da semana para que possam estudar em casa. Todos na escola, alunos e funcionários, estão integrados no projeto GIPA ( GRUPO INFANTIL DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS ). Abaixo o que foi apresentado:

A guarda responsável de animais é aquela em que as seguintes regras básicas são seguidas, de forma a se garantir o bem-estar-animal:

a) Ao decidir-se por acolher um animal, tenha em mente que ele viverá cerca de doze anos, ou mais, e que necessitará de seus cuidados, independentemente das mudanças que sua vida venha a sofrer no decorrer desse período;

b) Prefira sempre adotar a comprar um animal.

c) Certifique-se de que poderá cuidar do animal durante o período de férias e no decorrer de feriados;

d) Escolha o animal que possua características de comportamento e de tamanho condizentes com o espaço de que dispõe e com os seus próprios hábitos.

e) Ministre-lhe assistência veterinária;

f) Providencie para que o animal, macho ou fêmea, seja esterilizado caso deseje evitar crias.

g) Vaciná-lo, anualmente, contra raiva, a partir dos 4 (quatro) meses de idade e contra as demais doenças (vacina V8), a partir dos 60 (sessenta) dias de vida;

h) Não abandoná-lo em caso de doença, de idade avançada, de viagem, de agressividade ou em qualquer outra hipótese;

i) Proporcionar-lhe alimentação adequada à espécie; gatos não devem ser alimentados com ração para cães e vice-versa;

j) Proporcionar-lhe água fresca (água estagnada acumula larvas de mosquitos, que são prejudiciais à saúde);

k) Provê-lo de espaço adequado, ao abrigo do sol e da chuva. Melhor é que se tenha o animal dentro de casa, mas se isso não for possível, dê-lhe ao menos uma casinha, que deve ser colocada ao abrigo do sol, da chuva e do vento.

l) Não prendê-lo a correntes, ainda que longas. Dê ao animal um lar, e não uma prisão;

m) Zelar para que o animal não fuja de casa, providenciando para que os portões de casa sejam resistentes e estejam sempre bem fechados;

n) Telar as janelas, caso more em prédio de apartamentos;

o) Mantê-lo em boas condições de higiene (a água do banho deve ser quente);

p) Jamais submetê-lo a maus-tratos, nem sob o pretexto de educá-lo;

q) Passear com o animal para que ele se exercite, sempre preso à coleira e à guia para evitar fuga, atropelamento, ataques a outros animais, etc...

r) Dar afeto e atenção ao animal;

s) Proporcionar-lhe conforto e espaço adequado; áreas descampadas, estacionamentos e garagens não são recomendáveis para animais;

t) Amenizar-lhe a sensação de frio, por meio de roupas e cobertores; animais sentem frio tanto quanto os humanos.


O rottweiler senhorzinho continua lá, solitário, já está perdendo o apetite, entrando em depressão.


Interessadíssimo no osso!


Ô dó, continua com esse colar, tão sozinha, dodói...

É de cortar o coração! Olhe bem nos olhos dela...
Curioso!

Faça chuva ou faça sol, é aí que ela fica.

Essa cachorrinha foi pega hoje, lotada de carrapatos, pulgas, debilitada, com os olhinhos assados, carente,precisando de um banho e tosa... Quer ser o anjo dela para ela ser o seu?

Voluntários

Fiquei muito feliz com as postagens de pessoas querendo ser voluntárias, para nos ajudar nessa luta que não é fácil.
Quem estiver interessado pode ir até a feirinha, que vai ter amanhã, dia 22, na Praça, do lado do coreto para saber das várias maneiras de colaborar com a causa: participando das feirinhas, resgatando animais, fazendo doações, até de banhos e tosas etc. ou me mandar um e-mail ( fladaroz@ig.com.br ). Toda ajuda é bem vinda.

Obrigada e
Até


Amanhã terá feirinha na Praça, se não chover. Irão para doação filhotes e adultos.

Essa é muito boa!!!!!!

Uma tarde eu estava no Canil, numa das baias, brincando com os cachorros, aí ouvi um jovem casal que ficava repetindo: Bob, Bob, Bob... para um cãozinho que sempre ficava no alto, na grade.
O cãozinho começou a se agitar. Peguei-o para o casal ver de perto. O cachorro fez xixi de tanta felicidade. O suposto Bob, era o Bob.Claro que houve lágrimas de emoção. Ele havia sumido há 2 anos e estava no Canil há bastante tempo. Eles o reconheceram pela foto publicada pelo site da Prefeitura sobre a visita do Deputado Feliciano. Não é demais?!

Bob e o Deputado Feliciano

Não é fácil!!!

Esse lindo cachorro foi cruelmente abandonado no Canil, pelo próprio dono.


Esse caso foi pior ainda. O dono o abandonou, alegando que o filho tinha alergia a cães e gatos ( filho de 19 anos, ficou alérgico de uma hora pra outra?), depois do cachorro evitar um assalto, mordendo o assaltante e protegendo a família "que o abandonou".Deixaram tb um gato e mais dois cachorros.

Cachorrinha que vivia na Reciclagem de lixo. A patinha já estava quase consolidada, tiveram que quebrá-la de novo para consertá-la. Tanto sofrimento e sozinha...

Esse cão está sendo tratado por causa de uma bicheira que lhe custou parte da orelha. Seria uma caridade muito grande alguém adotá-lo.

Não abandone seu animal no Canil Municipal

Algumas pessoas estão perguntando sobre a possibilidade de levar seu animal de estimação para deixar no Canil Municipal.
Além do Canil estar superlotado, é um ambiente que oferece risco de contaminação pela chegada constante de animais doentes.
Se não puder MESMO ficar com seu animal, tente doá-lo a uma pessoa que cuide bem dele. É por isso que, antes de adotar um animal, tenha certeza de que tenha condições para fazê-lo, isso é "guarda responsável".
Eu sei que às vezes problemas acontecem, mas lembre-se que seu animal é apegado a você e, com certeza vai sofrer com a separação.

GIPA





Criei o  GIPA ( Grupo Infantil de Proteção aos Animais ) há 5 anos,  na Escola Joanita, com a intenção de  conscientizar as crianças sobre a guarda responsável. O legal é que atingiu, não só as crianças, como os funcionários da escola e a comunidade, causando mudanças de comportamento em relação aos animais e suas necessidades.
Semanalmente, diversos assuntos são apresentados a todas as crianças da escola, sobre os pets, respeito aos animais, cuidados para com eles, meio ambiente e demais assuntos relacionados.
Esse projeto tem alcançado as expectativas e espero ampliá-lo, para melhorar a vida de nossos amiguinhos.

Guarda responsável

Se você tem um animal de estimação,  lembre-se que ele precisa de um lugar confortável,  protegido do sol e chuva,  espaço,  alimentação adequada,  água fresca,  visitas anuais ao veterinário ou quando for necessário,  vacinas em dia, passeios diários e muito, muito carinho e atenção.
Não esqueça  seu bichinho no fundo do quintal, ele precisa de você.  Você assumiu esse compromisso no momento em que pegou seu pet.